Mulheres

DICIONÁRIO DE MULHERES ILUSTRES DO BRASIL





Adelina de Andrade Marques Alcântara
(MG 19??) Tapeceira, vivia numa fazenda próxima de Uberlândia, veio para o Rio de Janeiro em 1952 e frequentou a antiga Escola Nacional de Belas Artes. Apresentou suas obras na Galeria Décor no RJ.

Adelina Gomes
(RJ 1916) Pintora e escultora, tem obras no Museu de Imagens do Inconsciente da Dr. Nise da Silveira. Apresentou seus quadros em várias capitais do Brasil e na Suiça.

Antonia Luisa
(1833-1847) Atriz falecida aos 14 anos quando ainda afirmava o seu grande talento artístico. Filha da atriz Estela Sezefreda e do ator João Caetano dos Santos, representou pela primeira vez em 1841, tendo apenas 8 anos numa peça de Alexandre Dumas. É considerada como uma das mais simpáticas figuras da vasta galeria do teatro brasileiro.

Cecília Meirelhes
Considerada a maior poeta da língua portuguesa. Cigana Kalé Brasileira. Da avó açoriana herdou o amor pelas viagens. O´rfã de pai, perdeu a mãe aos tres anos. Aos dezoito anos escreveu o primeiro livro: Espectros. Estudou o folclore, fundou Bibliotecas, comandou programa de literatura no Rádio, fez conferências e viagens. Foi tradutora e teve seus livros vertidos para mais de dez idiomas. Uma poesia:

Ninguem venha me dar vida
Cecilia Meireles



Ninguem venha me dar vida,/ que estou morrendo de amor,
que estou feliz de morrer,/ que nao tenho mal nem dor,
que estou de sonho ferida que nao me quero curar,/ que estou deixando de ser
e nao me quero encontrar,/ que estou dentro de um navio
que sei que vai naufragar,/ Ja nao falo e ainda sorrio,
porque está perto de mim/ o dono verde do mar
que busquei desde o começo/ e estava apenas no fim.
Corações, porque chorais?/ Preparai meu arremesso
para as algas e corais./ Fim ditoso, hora feliz:
Guardai meu amor sem preço,/ que so quis a quem nao quis.


"Dona Nega Parteira" Mulher da cidade de Parintins - Amazonas, muito importante para o movimento cultural (boi-bumba) especialmente para o boi-bumba Garantido. Contribuição de Eliezer Rabello.

Que tal um pouco de poesia?
Para quebrar do dicionário a monotonia.
Elisa Lucinda - Poetisa. Olha só como ela canta...lindamente!

Zezé Pina - Poesia Selecionada - NÚMERO 212
Pode café

Elisa Lucinda

Ela pede
Ela cora
Ela quer
Coar cafÈ na mira
de minhas elegantes meninas
E correr pela ladeira ume-descida
Calcinha coador pela manh“
Ela cede
Ela chora
Ela atÈ
canta um sangrado tango
e me diz: N“o me zango
em abrir geladeiras
Quando o que faz È o que quer
Ela mede
Ela mora
Se ela der
um grito no espaÁo
da cozinha
Š que ela quer ser minha
e fugir
Se cair em desmaio
na sala
quer voltar pra senzala
E danÁando um xote
apanhar com meu chicote
Mil lambidas
Mil lambadas
Ela em pele
Ela agora
Ela aqui
Me engole o ferr“o do corpo
E sai zombando de mim

Francisca Hedviges Gonzaga
(1847-1935) Conhecida como Chiquinha Gonzaga, compositora, natural do Rio de Janeiro, dedicou-se à música popular, compondo modinhas, canções, etc., além de revistas como Forrobodó e Corta-Jaca. Vivendo em precárias condições financeiras viu-se obrigada a lecionar piano e também tocar em bailes. Na revolta de 1893 fez uma música contestadora e foi presa. Compôs mais de duas mil peças musicais, incluindo partituras para o teatro ligeiro. Foi a primeira sócia da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Georgina de Albuquerque (1885) pintora e professora, natural de Taubaté(SP). Realizou exposições no Brasil e no exterior.

Honorina de Abreu
(sec.XX) poetisa, filha do historiador Capistrano de Abreu. Ingressou na vida religiosa e passou a chamar-se Madre Maria Jose de Jesus.

Leila Diniz
Revolucionaria pela alegria. Sacudiu os costumes da sociedade brasileira nos anos 60 lutando pela liberdade feminina. Atriz, musa do cinema novo brasileiro. Sua imagem mais famosa de 1971 quando pousou grávida de biquini na praia de Ipanema. Morreu aos 27 anos e deixou a filha Janaína.

Lucia Machado de Almeida
(19??) de Fazenda Nova Granja (MG). Jornalista e escritora. Publicou várias obras de literatura infantil.

Margarida Lopes de Almeida
Nascida no Brasil nos fins do século XIX. Escultora e professora. Filha da escritora Julia Lopes de Almeida. Estudou na antiga ENBA. Recebeu o premio de viagem ao estrangeiro em 1924. Seu bronze Crioula, encontra-se no Museu Nacional de Belas Artes.

Maria do Carmo Senede Andrade
(1850- ) Poetisa natural de Silveiras(SP). Publicou o livro: O Canto do Cisne, poesias, no Rio de Janeiro em 1880.

Maria Amália de Carvalho Santos Alves
Dita Marieta(Salvador,BA,1892}. Historiadora de Arte. Autora de obras importantes como: História da Venerável Ordem Terceira da Penitência.

Marta Suplicy
Psicologa formada pela PUC de Sao Paulo, Marta começou a ficar conhecida em 1980, quando apresentava o quadro: "Comportamento Sexual", da TV Mulher, programa da Rede Globo. Eleita Deputada Federal com 76 mil votos continuou defendendo causas ligadas ao sexo. Aborto, casamento entre homossexuais, aids e TV violenta.

Narcisa Amália
(1856- ) Poetisa, natural de Resende(RJ). Publicou o livro: Nebulosas, de poemas

Nise da Silveira
Nasceu em Alagoas (15/2/1905) e fez medicina na Bahia, sendo a unica mulher da sua turma. Veio logo depois para o Rio de Janeiro e fez concurso para o Servico de Assistencia a Psicopatas, passando a trabalhar no Hospital Pedro II (Engenho de Dentro, Rio de Janeiro) desde 1933. Como se recusava a aplicar choques eletricos e a ministrar drogas aos pacientes, foi colocada para fazer "terapia ocupacional" com os internos (desenho e modelagem).
Filiou-se a Alianca Libertadora Nacional. Foi presa em 1936, permanecendo na cadeia por mais de um ano, com Graciliano Ramos, Olga Benaario, Eneida (minha xara), Apporelly etc. Foi afastada do servico publico de 1936 até 1944.
Em 1946, fundou a Secao de Terapia Ocupacional do Hospital Pedro II, que dirigiu ate 1974. Em 1952, fundou no mesmo lugar o Museu de Imagens do Inconsciente, que reuniu as producoes artisticas dos pacientes do servico, sendo responsavel pelo resgate das obras de artistas como Fernando Diniz, Artur Bispo do Rosario, Emydio de Barros, etc. Em 1956, fundou a Casa das Palmeiras, que desenvolve trabalho terapeutico na linha junguiana. Ainda na decada de 50, fez especializacao na Suica, tendo conhecido Jung. Fundou grupos de estudo e revistas especializadas; ministrou cursos e realizou pesquisas. Mesmo apos a aposentadoria, em 1975, continuou trabalhando, orientando grupos, realizando conferencias e escrevendo. Depois de varios anos em cadeira de rodas, mas lucida e escrevendo, morreu no dia 30.10.1999. Um detalhe importante de seu trabalho e que ela foi pioneira no Brasil (e quase que no mundo) no uso de animais (no caso, os gatos) como auxiliares no tratamento de psicoticos. Amante dos bichanos, teve muitos deles, como Tigre Rei, Carlinhos, Mestre Onca etc. Por conta disso, inclusive, ela chegou a ser processada por vizinhos (ha muitos anos), que reclamavam dos gatos; mas ela ganhou na justica o direito de conserva-los, pois provou que precisava deles para pesquisa de comportamento.

Oneida Paoliello de Alvarenga
(Varginha MG, 1911) Musicista, folclorista e escritora. Também estudou etnografia. Publicou Várias obras como: O Sentimento na Música, A Influência Negra na Música Brasileira, dentre outras. É membro do Conselho Nacional do Folclore.

Patricia Rehdere Galvao (PAGU)
Jornalista, escritora, militante comunista, a Pagu foi uma das grandes vozes da vanguarda de seu tempo. Nascida na cidade paulista de Sao Joao da Boa Vista, onde se formou professora, ela nao tinha nada das meninas do interior. Pintava os labios de roxo, usava decotes e roupas transparentes e fumava em publico. Aos 18 anos rompeu com a familia e foi praticamente adotada pelo casal Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Fez parte do movimento da Antropofagia. Teve um filho com Oswald de nome Rudá. Foi presa e torturada. Em 33 publicou o livro "Parque Industrial". Em 50 foi candidata a deputada pelo Partido Socialista.

Prisciliana Duarte de Almeida
(1867-1944). Poetisa de Pouso Alegre(MG). Fundou e redigiu a Revista Literária "A Mensageira", destinada à mulher, editada em São Paulo de 1897 a 99. Livros Publicados: Rumorejos, Sombras, Pirilampos, Vetiver. Também escreveu literatura infantil: Páginas Infantis e Livro das Aves. Fundou a Academia Paulista de Letras, tendo ocupado a partir de 1910 uma das cadeiras. Seus livros foram adotados em escolas do govêrno.

Tarsila do Amaral
(1890- ) Pintora natural de São Paulo. Estudou em Paris. Com outros escritores e artistas fundou o grupo Pan Brasil iniciador e propagador do movimento modernista brasileiro. Estudou as raízes da arte nacional. Seu quadro Abaporu atingiu a maior cotação que um quadro brasileiro já atingiu em mercados internacionais. Pintora premiadíssima, expôs no mundo inteiro.


Página em construção
Por favor! Mande sua contribuição!
Já temos em tôrno de 200 personalidades.
Temos muito a fazer!
Aos poucos vamos colocá-lo na internet, integralmente, em homenagem às nossas valorosas, brilhantes, belas e nem sempre reconhecidas, mulheres brasileiras! Obrigado.


Retorna ao Cromossoma X


Anúncio publicado pelo Soft Click

Clique para o Glossário de Frutas Brasileiras

Retorna à Página Principal