Cidade do México |
A Cidade do México fica num gigantesco vale onde outrora existia vários lagos. A cidade hoje com 20 milhões de habitantes enfrenta muitos problemas com a drenagem de água especialmente na época das chuvas. Em 1629 a cidade enfrentou a maior inundação de sua história, ficando alagada por 5 anos quase deixou de ser habitada. Mas obras de infraestrutura já naquela época, envolvendo a construção de grandes canais de drenagem, garantiram sua existência até os dias de hoje.
Mas sem dúvida um grande problema que a cidade enfrenta é o afundamento de seus prédios, especialmente os históricos, construídos durante o império espanhol. Alguns destes já afundaram até 4 metros e pode-se ver o grande desnível entre estes e os prédios mais novos. Novas construções exigem muito dos engenheiros locais uma vez que tem de prever o afundamento natural destes em relação a cidade como um todo.
O centro político/religioso da Cidade do México foi construído sobre onde existia durante a civilização Asteca o grande templo de adoração ao sol. Todas as construções pré colombianas foram destruídas para dar lugar a igreja de Guadalupe e o Palácio do Governo e ministérios que ficam envolta de uma grande praça chama de Zócalo.
Abaixo algumas das cenas que chamaram nossa atenção:
Maquete do que foi a antiga cidade dos Astecas antes de sua conquista e destruição por parte dos espanhóis. Note ao fundo o enorme templo do sol. A inteira cidade foi erguida no meio do lago e possuía um moderno sistema de ruas e canais que garantiam o acesso a ela. A adoração se caracterizava pelos sacrifícios humanos que envolviam a retirada do coração das vítimas que eram então oferecidos ao seu deus. A cidade contava também com um desenvolvido sistema de comércio em que haviam regras claras que puniam os comerciantes desonestos. Esta maquete foi viabilizada através dos escritos dos espenhois que descreveram minuciosamente a cidade dos Astecas que os impressionou muito.
Esta é a igreja de Guadalupe onde outrora havia o templo do sol. Atualmente enfrenta graves problemas estruturais uma vez que além de estar afundando (já afundou em torno de 4 metros) ela também esta com suas estruturas seriamente comprometidas visto que suas estacas de sustentação foram feitas com madeira que com os últimos 500 anos ficaram bem comprometidos. Está atualmente sendo restaurada em sua estrutura, um trabalho de muitos anos.
Esta é a praça do Zócalo onde multidões podem ser reunidas para eventos políticos e religiosos. Ao fundo os prédios do Governo, em close os ministérios.
Palácio de Belas Artes é um teatro todo construído em mármore importado da europa pelos espanhóis. Possui uma estrutura muito bonita tanto externa como em especial internamente onde chama a atenção o granito vermelho e rosa em que as paredes são revestidas. É uma obra de arte no centro da cidade. Um grande problema que este prédio também enfrenta é o afundamento que hoje está em torno de 4 metros do nível original em que foi edificado.
Monumento da Independência do México localizado na larga e famosa avenida Paseo de la Reforma. Sua construção e inauguração foi realizado no ano de 1910. Mas o interessante que o início de sua construção foi em 1843. Durante todos estes anos o México passou por grandes convulsões, inclusive a invasão francesa em 1864. O monumento possui uma coluna que se eleva a 36 metros de altura onde em sua ponta se ergue um anjo feminino dourado. Em sua base se encontra várias criptas com os restos mortais de personagens da história do México.
Aqui vemos um centro de comércio de artesanatos com destaque para as roupas típicas multi-coloridas.
Murais de Diego Rivera pintados de 1928 a 1930 e posteriormente de 1938 a 1940. Este artista retratou de forma sublime em dezenas de murais a história sofrida do povo mexicano desde sua conquista pelos espanhóis passando por uma ditadura religiosa católica, envolvendo várias guerras civis/religiosas. No mural abaixo é mostrado o movimentado centro comercial dos Astecas onde um juiz sentado em um trono resolvia qualquer disputa entre os negociantes. Estes murais estão pintados nas paredes do Palácio do Governo.