Discografia

Biografia

Mariah Carey nasceu em 27 de março de 1970, na cidade de Nova Iorque, filha da cantora lírica e professora de canto Patricia Carey. Patricia foi deserdada por sua família após casar-se com Alfred Roy Carey, um engenheiro aeronáutico de ascendência venezuelana e africana, e por isso Mariah teve uma infância humilde e difícil. O preconceito também gerou alguns incidentes, como o envenenamento do cachorro da família e a explosão do carro dos Carey.


Quando Mariah tinha três anos, seus pais se divorciaram. Enquanto sua irmã foi morar com o pai e seu irmão saiu de casa para cursar a universidade, a cantora ficou sozinha com a mãe. Percebendo que a filha tinha uma bela voz, Patricia começou a ensinar canto para a menina. Assim, ainda muito jovem, Mariah começou a cantar para amigos, fazer apresentações em concursos de talentos e festivais de música folk. Aos quinze anos, começou a criar suas próprias composições. Aos 17, iniciou contatos em Manhattan na tentativa de estudar canto com profissionais. Ao terminar o colégio, em 1987, saiu da casa da mãe e passou a trabalhar como garçonete, faxineira, balconista, eventualmente fazendo alguns trabalhos como vocalisa de apoio. Dez meses depois, quando trabalhava com a cantora de rhythm & blues Brenda K. Starr, Mariah teve a oportunidade de entregar uma fita demo ao presidente da gravadora Columbia Records, Tommy Mottola.
Imediatamente após assinar com a Columbia, Carey entrou em estúdio para trabalhar em seu disco de estréia, homônimo, que foi lançado em 1990. Todas as músicas do trabalho foram compostas por profissionais, apesar de Mariah sempre ter escrito suas próprias músicas. O disco foi um fenômeno, lançando quatro singles que atingiram o topo das paradas americanas: "Vision Of Love", "Love Takes Time", "Someday" e "I Don't Wanna Cry". Mariah Carey acabou vendendo mais de seis milhões de cópias no mundo inteiro. Seu repentino sucesso ainda garantiu os Grammys de artista-revelação e melhor cantora do ano, o que aumentou as expectativas em torno de seu segundo CD.


Emotions foi lançado em 1991, e a faixa-título chegou à primeira posição nas paradas americanas. Os singles "Can't Let Go" e "Make It Happen" também foram muito bem-sucedidos. O próximo disco lançado por Mariah Carey foi seu MTV Unplugged (1992), que gerou o hit "I'll Be There", cover do Jackson 5.


Em 1993, Mariah Carey e Tommy Mottola se casaram, em uma festa inspirada no casamento do príncipe Charles e da princesa Diana. A cerimônia custou meio milhão de dólares e atraiu a imprensa mundial mais do que qualquer disco da cantora. A diferença de idade entre o casal também chamou a atenção, já que Mottola era vinte anos mais velho que Carey.


Poucos meses após o casamento, a cantora lançou seu terceiro disco, Music Box, o álbum mais vendido de sua carreira. Dois singles, "Dreamlover" e "Hero", levaram Mariah ao topo das paradas novamente. Em seguida, a cantora iniciou sua primeira turnê, e em 1994 lançou Merry Christmas, um disco de natal que gerou o hit "All I Want For Christmas Is You".


Em 1995, Carey gravou Daydream. O primeiro single, "Fantasy", estreou no topo das paradas americanas, transformando Carey na primeira cantora a conseguir tal feito. A faixa "One Sweet Day", um dueto com o Boyz II Men, repetiu o fenômeno de "Fantasy".
Em 1997, Carey e Mottola se divorciaram, e a cantora lançou o disco Butterfly, outro grande sucesso de sua carreira. A faixa "Heartbreaker", de Rainbow, que chegou às lojas em 1999, foi novamente um grande sucesso, e Mariah tornou-se a única cantora a ter uma música no topo das paradas americanas durante cada ano da década de noventa.

Voltar