Banda do Leblon

O LEBLON EM 1870! - Pode-se ver ainda Ipanema, Copacabana, Lagoa e ao fundo Botafogo. Aumente a tela e vá em frente!


Veja a beleza! do bairro que estamos homenageando. E eles querem túnell!!!...brincadeira! Querem interferir na obra prima que é o nosso bairro.

Sob a liderança do nosso Presidente João Pato, a Banda do Leblon saiu em l996 com o samba enrêdo "A História do Leblon", com letra minha e música de Haroldo Mauro Junior. Não deixe de visitar o site deste maestro, músico e compositor.

Patrocinado por Soft Click
Anúncio publicado pelo Soft Click

Eis o samba:


Abençoado pelos Deuses
Um paraíso natural
O Leblon ainda era
Quando o século raiava
Quilombo da fazenda nacional

Vem cantar...
Vem cantar do bairro a sua glória
Seus ilustres moradores
Na praia do Zé do Pinto
E do Largo da Memória
Até no campo do Francês

O abolicionista Seixas Magalhães
Cultivava no Alto Leblon lindos jardins
O libertador escravos protegia
E no dia da abolição ofereceu
Lindas camélias à nobre Princesa Redentora

Vem vem vem... vem amor
Vem contar a sua história oh morador! BIS
Vem vem vem... vem amor
Vem para as ruas
Vem prá Banda do Leblon...
(imaginar)

A Rua do Sapé...Dias Ferreira hoje transformou-se
O poeta era doutor/D.Pedrito é almirante
Del Vechio e Azevedo generais
Maria Bonsucesso Fortunata
Linda mulata/governanta do Barão
Foi um jardim...foi um jardim
Que ela ganhou do seu patrão...(o de Alah)

Aperana, Tubira, Codajás
Sambaíba, Igarapava,
Itiquira, Juquiá
E vem amor...


PEQUENA HISTÓRIA
Como voce pode observar a letra do samba já é um resumo da histôria do bairro, que fazia parte da Fazenda Nacional da Lagoa. E era um quilombo, porque os negros que fugiam da escravidão nele se refugiavam.
O bairro não tinha nome, ainda não se chamava Leblon, era um pedaço da Gávea. Mas os índios, que sempre habitaram as nossas lindas praias, iam dando nomes a váios lugares do litoral.
A Rua Igarapava, significa Rua Ancoradouro de Canoa, porque os índios entravam pelo atual canal da Visconde de Albuquerque e paravam suas canoas na Igarapava. Ali pertinho, tem a Rua Aperana, que significa Rua do Caminho Falso e realmente quando a gente entra na Aperana e vira à direita, a rua se torna sem saida. Tem uma pedra que impede a passagem. Depois falaremos de outras ruas com nomes indígenas.
Da Gávea, de onde é hoje a praça Santos Dumont, antigo Largo das Tres Vendas, entrava-se pela Rua do Sapé, também um nome dado pelos índios e que é a atual Rua Dias Ferreira. Passava-se pelo Largo da Memória, ali perto do Hospital Miguel Couto até a Rua Tubira, que significa Rua da Poeira, porque era ao lado da Praia do Sr. José Pinto.
E seguia-se pela rua do Sapé até onde é hoje a Rua Jerônimo Monteiro e Praça Ataualpa e que, à época, eram terras do senhor Carlos Leblon...



Para o carnaval de 99, sob o comando do Presidente João Pato, a Banda pretende homenagear João Ubaldo Ribeiro, apresentando como tema sua obra: "Viva o Povo Brasileiro".
Como sub-título"estamos todos no Spc", uma brincadeira gerada no âmbito das reuniões informais e agradáveis da turma da AMA, que chegou à conclusão de que no Spc só tem gente boa,trabalhadores em geral, honestos profissionais liberais, enfim, toda a classe operária e classe média brasileiras, que não conseguem pagar seus compromissos eivados de juros escorchantes. De fora do Spc, guardadas as dignas exceções, só desonestos, pilantras, ladrões e marajás, que pagam com folga seus compromissos.
E viva o povo brasileiro! viva a banda do leblon!

Não deixe de bookmarcar a página do Tavinho Paes, onde voce encontra mais leblon: http://www.cultlinkclub.com.br

Veja abaixo quantas vezes esta página já foi visitada, desde 12 de setembro de 1998


Retorna à página principal


Consulta ao JouberTem?