200 linguas brasílicas

Voce sabia da existência de mais de 200 linguas no nosso Brasil, quando fomos descobertos? Pois então clique nos links abaixo, para conhecer melhor esta riqueza do nosso país e não deixe de se inscrever gratuitamente no nosso Curso de Tupi Antigo no e-mail:


tupi@painet.com.br


Linguas da Familia Tupi



Povos Indigenas do Brasil



Vocabulario das Muitas Linguas Indigenas do Brasil



Mais ainda... voce sabia que em meados de 1700 de cada 4 brasileiros 3 falavam tupi ? Pois é verdade. E muito tempo depois , em São Paulo, Amazonas e Pará, ainda predominava o Tupi. A lingua portuguesa, preponderou depois, mas ganhou um colorido especial, por causa do contacto com o tupi e se distanciou muito do portugues falado em Portugal. É claro que o tupi também sofreu influência do portugues e as palavras se tornaram mais simples, desaparecendo muitos sons guturais e nasais.




Carlos von martius considera a lingua do indio como o documento mais geral e mais significativo para quem quiser escrever a verdadeira história do Brasil. E sempre alertou para o perigo de sua extinção, até porque as linguas americanas sofreram e sofrem um permante e sério processo de fusão. Portanto, estimular a pesquisa e difundir a lingua tupi nunca será demais.
Nossa elite, nossa sociedade moderna e culta , infelizmente não lhe dá valor e coloca a lingua tupi no rol das coisas inúteis, incompreensíveis e enigmáticas. Esqueceram uma lingua comprovadamente rica e bela pelos seus cultores do passado. Uma lingua que nem sequer desapareceu ainda como lingua viva no Brasil.



Acima a página de rosto da "Arte de Gramática da Língua mais falada na costa do Brasil", do Padre José de Anchieta.

CURSO DE TUPI ANTIGO: Comecemos por um até que enfim... Sabem voces quando foi a primeira vez que se tentou ensinar o tupi no nosso país? 1840. Quem nos conta é o emérito tupinólogo Plynio Ayrosa: "Foi em agosto de 1840 que o historiador Francisco Adolfo de Varnhagen propôs, depois de longas conversas sábias e justas, que se pedisse com urgência ao Governo do Império a criação de cadeiras de língua tupi. O Governo Imperial não ouviu, não atendeu, não criou... Varnhagen, sábio, ficou de um lado, o Governo poderoso, ficou de outro. No meio dos dois o povo, que queria aprender e um idioma que não queria morrer... O tempo passou. Varnhagen morreu, o Império caiu, a República nasceu...e tudo ficou como antes: os sábios de um lado, os poderosos de outro..."

Em 1.9.de 1933 João Ribeiro escrevia no "O Estado de São Paulo": " É uma bela inciativa a que se está fazendo em SP, com a criação de um curso de lingua tupi-guarani, o primeiro que terá o Brasil...Há muito tempo pedi e encareci a necessidade de uma cadeira da lingua indígena mais importante que se falou no Brasil. Ninguém me ouviu..."


Inscreva-se gratuitamente no nosso Curso de Tupi Antigo por e-mail. Passe um email agora, solicitando suas aulas para:


tupi@painet.com.br



E visite os Sites abaixo que apoiaram culturalmente nosso Curso. Muito Obrigado.


Anúncio publicado pelo Soft Click



Retorna à página principal


Consulta ao Cade JoubertEM?